CN PONTE DE LIMA ARRASA CONCORRÊNCIA

O CN Ponte de Lima participou, sábado (29/03), no Campeonato Nacional de fundo com 61 atletas, em Melres, Gondomar. A competição teve a maior participação de sempre em termos de atletas, com um total de 572, e de clubes, com 51 equipas de todas as regiões do País, e esteve aberta a todas os escalões desde os iniciados até aos veteranos, com um percurso no rio Douro constituído por três voltas, num total de 5000 metros.
O CN Ponte de Lima, que era o detentor deste título, revalidou e de forma consolidada este Nacional, obtendo mais 1200 pontos do que a época passada, com um total de 2922, com uma diferença de quase 1000 pontos para o segundo, o CN Prado (2922), enquanto o CN Crestuma foi terceiro (1789 pontos).
Os «azuis e cinzas» foram ainda o clube
que mais campeões nacionais obteve, sendo de realçar a prestação de cinco limianos que subiram ao pódio. Ana Pimenta, em k1 infantil, já havia vencido o Nacional de esperanças em Moura, repetindo o êxito e vencendo no Douro com uma larga vantagem de 1m13 para a segunda classificada. Nuno Barros, em c1 sénior, venceu com uma confortável vantagem, terminando com uma diferença de 33 segundos para o segundo classificado e revalidando o título pela segunda vez consecutiva e alcançando o «tri». Diogo Lacerda, em k1 júnior, liderou a competição do princípio ao fim, apesar de estar no primeiro ano do escalão, e venceu no sprint. O campeão europeu de juniores Fernando Pimenta, apesar de estar no primeiro ano de sénior, fez uma excelente prova, sempre com o grupo da frente, tendo discutido a prova ao sprint com Emanuel Silva e José Ramalho, acabando por subir ao terceiro lugar do pódio. Joana Sousa, que também tem representado a Selecção de juniores, conseguiu um brilhante terceiro lugar em k1.

Triunfo repete-se na Taça de Tripulações
N
o dia seguinte, Melres foi palco da Taça de Portugal de Tripulações, prova que contou com uma participação recorde de 698 atletas, de 43 clubes. Os limianos fizeram-se representar com 86 canoístas, numa competição aberta aos escalões de iniciados a veteranos e num circuito de 5000 metros para k2, c2, k4 e c4.
O CN Ponte de Lima, primeiro com 1007 pontos, voltou
a vencer com uma vantagem recorde de 308 pontos para o segundo classificado, a Liga-Dura (699), enquanto o CN Prado, terceiro, somou 599 pontos.
Para esta brilhante classificação colectiva contribuíram as prestações de várias embarcações, sendo o clube com melhores resultados individuais e mais medalhado, num total de nove embarcações com medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. Nuno Barros e Ana Pimenta fizeram o pleno ao vencerem as três provas em que participaram no fim-de-semana. Eis as nove embarcações vencedoras da Taça de Portugal de Tripulações:
K4 cadete – Sara Lacerda, Carolina Nunes, Joana Borges e Raquel Pereira;
K2 infantil – Ana Pimenta e Cláudia Pereira;
K4 júnior – Cristiana Pona, Joana Sousa, Céline Gonçalves e Ana Magalhães;
C2 infantil – Nuno Quintela e Mário Vieira;
C2 sénior – Nuno Barros e Francisco Oliveira;
K4 infantil – Miguel Pereira, Vítor Norberto, Hélder Cruz e Artur Fernandes;
K4 infantil – Ana Pimenta, Cláudia Pereira, Ana Vieira e Bárbara Melo;
K2 júnior – Céline Gonçalves e Joana Sousa;
C4 sénior – Nuno Freitas, Nuno Barros, Francisco Oliveira e Ivo Baptista.

Liderança em três «rankings»
Nesta altura, o CN Ponte de Lima lidera de forma categórica três «rankings» da Federação.
Clubes: 1.º CN Ponte Lima, 190 pontos; 2.º CN Crestuma, 143; 3.º CN Prado, 143.
Medalhas em Campeonatos: 1.º CN Ponte Lima, 3 ouro, 0 prata, 2 bronze; 2.º CN Prado, 2,3,2; 3.º GC Águeda, 2,0,0.
Medalhas em Taças: 1.º CN Ponte Lima, 9,3,4; 2.º CN Prado, 4,9,1; 3.º CN Crestuma, 4,5,2.

Aqui pode ver um slideshow com cinco fotos dos limianos.

Fonte: CN Ponte de Lima

0 comentários: