O rio Douro acolheu domingo (25/05), junto a Arnelas, a segunda prova do Campeonato Nacional de esperanças. Na sequência da competição, cujos resultados estão disponíveis no sítio da Federação, recebemos informações de alguns clubes sobre a participação dos mesmos.
Com o rio Douro como palco da acção, num dia com boas condições para a prática da canoagem, o Clube Náutico de Ponte de Lima (na foto) somou mais uma vitória, liderando assim de forma destacada a classificação deste Campeonato. A uma prova do final, o passo dado pelo náutico limiano torna-se decisivo para a renovação do título nacional, mantendo a invencibilidade nesta época. Esta senda de vitórias consecutivas faz com que o CN Ponte de Lima lidere o «ranking» nacional de clubes.
O Campeonato de esperanças destina-se aos escalões de formação, nos quais o clube limiano se tem constituído como uma referência em Portugal, conseguindo obter pódios em vários escalões, tendo uma forte representação quer masculina, quer feminina.
Na classificação colectiva verificou-se uma troca entre a segunda e terceira equipas, em relação à primeira etapa. Assim, ficaram alinhados da seguinte forma: 1º lugar, CN Ponte de Lima com 322 pts; 2º, Liga-Dura, 225; 3º, GDCR Gemeses, 202pts.
Os destaques individuais, no que diz respeito aos atletas limianos, vai para os quatro pódios obtidos, sendo que três deles foram de primeiro lugar, com Ana Pimenta e as tripulações Bárbara Melo/Cláudia Pereira e Natacha Lacerda/Ana Correia. Curiosamente, desta vez as medalhas limianas foram todas no feminino, prova que a canoagem está a crescer em Ponte de Lima também neste sector. A já incontornável Ana Pimenta (na foto seguinte), em k1 infantil, voltou a não facilitar e, no seguimento do que vem sendo hábito, venceu toda a concorrência, sendo de realçar que esta atleta se mantêm imbatível desde a época passada. A dupla Bárbara Melo e Cláudia Pereira levou o k2 à vitória no escalão de infantis. Esta jovem tripulação tem vindo a evoluir de competição para competição e torna-se, neste momento, numa das duplas mais consistentes do escalão. O domínio limiano estendeu-se neste escalão com o segundo lugar obtido pelo k2 de Patrícia Sousa e Ana Vieira.
No escalão dos mais novos, outra dupla limiana tem espalhado superioridade, vencendo mais uma vez e tornando-se na grande favorita à conquista do título nacional em k2 iniciados. São elas a Natacha Lacerda e a Ana Correia. Após Moura e agora Arnelas, fica a faltar Montijo, em Junho, para fechar este Campeonato. Ficamos na expectativa para e derradeira etapa desta tirada, na qual se define o campeão nacional quer a nível colectivo, quer individual.
No passado domingo, disputou-se em Arnelas a segunda regata pontuável para o Campeonato Nacional de esperanças, competição que envolveu 450 atletas, em representação de 40 clubes. O Vila do Conde Kayak Clube participou com 13 atletas, que obtiveram o 10.º lugar da classificação colectiva.
Individualmente, o destaque vai para as cinco medalhas conquistadas

Classificações – Iniciados: K2 Carolina Laranjeira/Carolina Lemos, 3.º lugar; K2 Hugo Figueiras/Duarte Faria, 7.º; K1 Liliana Neves, 12.º; K1 Guilherme Estremina, 28.º.
Infantis: K2 Nádia Teixeira/Sara Laranjeira, 3.º; K1 Marta Pinto, 2.º; K1 Catarina Costa, 17.º; K1 Carlos Ribeiro, 30.º.
Cadetes: K2 Rute Costa/Andreia Ferreira, 8.º.
Na fotografia estão, da esquerda para a direita: Sara Laranjeira, Nádia Teixeira, Marta Pinto, Carolina Laranjeira e Carolina Lemos.
O Clube Fluvial Vilacondense participou no Campeonato de esperanças II, realizado em Arnelas. De destacar que a maior parte dos atletas vila-condenses participantes integram a classe de iniciação, sendo este o primeiro ano de canoagem. Deste modo, os resultados obtidos deixam antever as suas promissoras qualidades.
Classificações – Iniciados: K2 José Gomes/Tiago Coentrão, 8.º; K2 Ana Silva/Bruna Carvalho, 6.º.
Infantis: K2 Rafael Silva/Fábio Nunes, 2.º; K2 Mariana Pereira/Anaísa Silva, 10.º; K1 Viktoriya Novak, 16.º.
Cadetes: K2 António Gomes/José Macieira, 10.º.
0 comentários:
Enviar um comentário