DOMÍNIO PORTUENSE NO SEGUNDO DIA

Fluvial, Sport e CDUP brilharam numa tarde em que se multiplicaram os desejos de boa-sorte a Fraga e Mendes, a dupla que vai tentar a qualificação olímpica. Como era esperado, o triunfo no «oito» foi para o SC Caminhense.


A menos de uma semana para a regat
a de apuramento olímpico, Pedro Fraga e Nuno Mendes aproveitaram para demonstrar que estão aptos a tentar um lugar nos Jogos de Pequim ao dominarem, de forma inequívoca, o «double» pesado no Campeonato Nacional de Verão, que ontem terminou em Montemor-o-Velho. Os ligeiros do Sport chegaram aos 250 metros já com uma embarcação de avanço e aos 500 já tinham dobrado essa vantagem, limitando-se a controlar até à meta, que cortaram completamente isolados.
O Sport brilhou
também no skiff pesado, como era esperado. Paulo Quesado já liderava aos 250 metros, Diogo Pinheiro (Naval) ainda apertou até aos 1500, mas aos 1750 o campeão nacional de ergómetro «disparou» e terminou com mais de um barco sobre o navalista, com Pedro Afonso (Ferroviário) a tirar o terceiro posto a Vítor Santos (Portus Cale) nos últimos 500 metros.
Na «embarcação rainha», voltou a brilhar o SC Caminhense. Os «verdes e brancos» controlaram a regata desde cedo, pelo que entusiasmo se reduziu à luta pelo segundo lugar, que foi para o CN Viana.
No feminino, uma das regatas mais aguardadas opunha a dupla que, no ano passado, foi quinta no Campeonato do Mundo júnior. Foi mais feliz Cristina Silva, a remar com a irmã Ana pelo CDUP, que aos 750 já tinha uma embarcação de avanço sobre Liuba Germanova, que seguia pelo Fluvial com Rosário Sousa. Aos 1500, a vantagem era já de dois comprimentos.
No colectivo, ainda não estavam disponíveis os resultados oficiais, mas o Fluvial fazia as contas ao triunfo. “No total, fizemos 258 pontos contra os 243 da Académica. Ontem [sábado] perdemos um, hoje [ontem] ganhámos 16”, descreveu Germanov. O treinador gaiense acrescentou: “Temos de segurar a vantagem na Taça de Portugal. A concorrência aperta cada vez mais, mas não há bandeiras brancas neste clube e vamos lutar até ao fim pelo 12.º título consecutivo”.

Fotos: Ricardo Cardoso

0 comentários: