A notícia tardou em sair, mas é oficial: o k2 de Beatriz Gomes (a atleta que acompanhamos há mais tempo, desde 2003) e de Helena Rodrigues vai aos Jogos Olímpicos. As atletas do CF Coimbra e CN Funchal juntam-se na comitiva a Emanuel Silva e Teresa Portela, quadruplicando a representação na última Olimpíada.
O K2 Helena Rodrigues/Beatriz Gomes vai tentar atingir a final dos 500 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim, embora ciente da dificuldade da tarefa, "destinada à restrita elite mundial", como disse a canoísta de 23 anos do CN Funchal e estudante de medicina, Helena Rodrigues: "Entrar na final seria excelente, mas temos a perfeita consciência que não é nada fácil. Temos os pés bem assentes na terra, mas também sabemos o nosso valor. Vamos dar o nosso melhor e confiar no êxito".
A professora universitária em Coimbra Beatriz Gomes, de 28 anos e atleta do CF Coimbra, lembrou que “o k2 foi formado apenas este ano”, pelo que apuramento foi conseguido “na primeira vez” que alinharam em provas internacionais: “A seguir já fomos sextas na Taça do Mundo e conquistámos também o ouro nos 200 metros. Estamos a progredir. Queremos orgulhar Portugal e quem sempre confiou no nosso valor e trabalho".
A professora assistente na Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra considerou que o apuramento foi "uma justa recompensa para o excelente trabalho realizado pela equipa feminina, que contou sempre com o máximo apoio e incentivo da Federação e do seleccionador Ryszard Hoppe".
"Desde 2007 que temos brilhado em k4, com o pleno de 15 finais em outras tantas provas entre Mundiais, Europeus e Taças do Mundo, em que já conquistámos quatro medalhas. Ficámos à porta do apuramento no k4, mas conseguimos no k1 e k2, um prémio para a nossa qualidade, bem como pelo trabalho e aplicação de muitos anos", adicionou.
A atleta do CF Coimbra revelou que a ida a Pequim "dá ainda mais motivação e confiança para continuar um trabalho de consolidação na elite da canoagem internacional". Helena Rodrigues elegeu a "boa relação e comunicação dentro e fora do barco" como um dos factores chave do sucesso, enaltecendo a "harmonia e solidariedade da equipa em todos os aspectos".
"Houve também um grande esforço por parte da Federação, do presidente e do treinador, para nos darem todas as condições de trabalho, inexcedíveis na crença no nosso valor e incentivando-nos a cada dia que tardava a notícia da nossa ida aos Jogos. Partilhamos com todos eles este nosso êxito", agradeceu a madeirense, concluindo que agora "é só afinar a táctica da prova e pagaiar até à desejada final".
K2 QUER FINAL NOS JOGOS OLÍMPICOS
Fonte: Lusa
Publicada por JMR à(s) 16.7.08
Etiquetas: Canoagem, CF Coimbra, CN Funchal, Selecção
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário