Emanuel Silva, em k1, falhou hoje a possibilidade conquistar a sexta medalha em Europeus Sub-23 ao terminar no quarto lugar, enquanto o k2 de Hugo Guedes e Fernando Pimenta terminou na sétima posição.
Eram grandes as expectativas para o primeiro dia de finais (1.000 metros) dos Campeonatos da Europa de Sub-23 e juniores, que amanhã terminam em Szeged, Hungria, com Portugal a ter duas embarcações em excelentes condições para amealhar medalhas. O grande favorito na delegação nacional era Emanuel Silva (CN Prado), em k1, mas também se esperava bastante do k2 de Fernando Pimenta (CN Ponte de Lima) e Hugo Guedes (CN Crestuma).
O vila-verdense, bicampeão de 1.000 metros em 2005 e 2006, duplo medalhado de prata em 2004 (500 e 1.000) e «bronzeado» no quilómetro em 2007, chegou à meta no mesmo segundo (3m32) do que o espanhol Diego Cosgaya, o francês Ethienne Hubert e o italiano Maximlian Benassi, mas falhou o pódio por milésimos de segundo, terminando a 588 do espanhol. Com os (segundos) Jogos Olímpicos à porta, Emanuel Silva pode ter resguardado algum do poder de explosão para Pequim, estratégia que só ele ou o treinador podem admitir.
Na final do k2 estava Fernando Pimenta, que no ano passado foi campeão europeu júnior em 1.000 metros e «vice» nos 500m, com Hugo Guedes. A prova não correu de feição ao barco nacional, que terminou no sétimo lugar, a 4s272 da dupla alemã que relegou a Itália e a Rússia para os lugares seguintes do pódio.
A Selecção Nacional colocou ainda cinco tripulações em finais B nos 1.000 metros. O melhor resultado foi o do k2 júnior de Joana Vasconcelos (CN Crestuma) e Inês Esteves (CN Milfontes), no segundo lugar, correspondente ao 11.º da classificação geral. Em terceiro na final B terminou o outro k2 júnior, com Luís Lapa (Vila do Conde KC) e João Albuquerque (GD Alcoutim).
Márcia Costa (CN Prado), em k1 júnior, foi quinta na final B, com o colega de equipa Hélder Silva a ser sétimo na c1, posto alcançado também pelo k4 Sub-23 de Guilherme Cabral (CN Sesimbra), Filipe Duarte (CN Prado), Bruno Valente (ACR Saavedra Guedes) e João Ribeiro (GCDR Gemeses).
Os Europeus terminam amanhã com as finais A e B dos 500 metros, com Portugal a ter várias embarcações presentes.
MEDALHA NO EUROPEU ADIADA PARA AMANHÃ?
Publicada por JMR à(s) 19.7.08
Etiquetas: ACR Saavedra Guedes, Canoagem, CN Crestuma, CN Milfontes, CN Ponte Lima, CN Prado, CN Sesimbra, GCDR Gemeses, GD Alcoutim, Selecção, Vila Conde KC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário