O SC Caminhense venceu em «8+» a Regata de S. Martinho, com a Académica a triunfar no «4X».
A equipa principal do SC Caminhense derrotou hoje o CR Miño na prova de shell de oito com timoneiro masculino da Regata de S. Martinho, organizada em Valença pela Associação de Viana do Castelo e SR Segadanense, em parceria com a autarquia. A equipa galega não conseguiu dar sequência ao triunfo que, ontem, arrecadara no Porto e terminou no segundo lugar, com a ARCO a encerrar o pódio.
Na competição feminina, o quadriscull da Académica, depois do segundo posto na prova portuense de ontem, subiu hoje ao primeiro lugar, enquanto os «verdes e brancos» de Caminho terminaram no segundo posto. O CN Viana ocupou a terceira posição.
SC CAMINHENSE TRIUNFA EM VALENÇA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
o titulo deve ser: AAC e SCC (por ordem alfabetica) tirunfam em valença...
Os títulos são a parte mais importante de qualquer notícia e não podem ter siglas. Isso levaria a outra questão, que é a de só referir um clube no título, a qual é explicado pelo facto de um título ter de ser curto (e já temos abusado dos títulos longos aqui no blogue). Antes que o leitor prossiga com o raciocínio lógico, a opção pelo SCC deve-se ao facto de ser o barco masculino (com mais praticantes, logo com mais possíveis leitores).
Explicadas as regras, acrescentamos outro factor. Não tivemos conhecimento da participação do Fluvial, pelo que o triunfo do 4XF não terá sido grande surpresa. Já o Miño tinha ganho na véspera, no Porto, e convinha destacar que na medição de forças com o SCC ficou a perder.
A terminar, gostaríamos de saber qual a razão do anonimato quando a sugestão que deu até teve alguma pertinência. Diz, por exemplo, o livro de estilo do Público:
"O anonimato — uma fonte não autorizar a sua identificação — existe para proteger a integridade e liberdade das fontes". Compreendemos que, por vezes, possa haver um conflito de interesses (um remador a ter problemas com o treinador, por exemplo), mas neste caso concreto não compreendemos a opção do leitor. A bem da própria modalidade, as pessoas ligadas ao remo devem ter a frontalidade de assumir o que pensam.
O título é aquilo que o jornalista considera como o mais importante de um determinado evento. Pode-se concordar ou não. Mas a escolha é do jornalista. No caso em apreço, concordo com o título e não é pela razão que o autor apresenta ("mais leitores"), mas por se tratar da prova rainha do remo. E, pelos vistos, porque não houve qualquer novidade nas outras provas.
Qualquer pessoa com dois dedos de testa, sabe que um título nunca poderá ser longo, e, consequentemente, ter em destaque todas as tripulações.
E a ordem alfabética não entra nos critérios jornalísticos. A importância dos acontecimentos é que lhes dá a ordem!
Além disso, um título deve ser entendido pela maioria das pessoas que o lêem. Quem conhece a AAC e o SCC? Provavelmente,alguns leitores poderão associar a sigla AAC à Académica, mas o SCC não. Quem não for do remo não sabe que se fala do Caminhense.
Essa é outra regra do jornalismo: não se utilizam siglas nos títulos, precisamente porque nem toda a gente sabe o seu significado e pretende-se, com a notícia, fazer com que o maior número de leitores a perceba.
COTEC, CATIM, AEP; AANIFEIRA, será que toda a gente sabe o que são? Façam um pequeno inquérito, aos vossos amigos, aos colegas de tripulação e verão as respostas.
Enviar um comentário