CINCO LUGARES NO «ORIENT EXPRESS»?

As meias-finais da manhã de hoje permitem sonhar com cinco bilhetes para os Jogos de Pequim, uma vez que o k1 masculino e o k4 feminino se apuraram para as finais A do Europeu na distância de 1.000 metros.

Emanuel Eduardo Pimenta Vieira da Silva está prestes a repetir, aos 22 anos, a presença nos Jogos Olímpicos. Ontem de manhã, o canoísta do CN Prado foi segundo classificado (com 3m32s205) na segunda manga da meia-final de 1.000 metros e disputa amanhã pelas 9h57, a final A do Campeonato da Europa, a decorrer em Milão, Itália.
A tarefa continua a não ser fácil, visto que dos nove finalistas só dois – Grã-Bretanha e Hungria – estão já apurados para Pequim. Holanda, Suécia, Bélgica, Rússia, Alemanha e Irlanda são os adversários de Emanuel Silva numa corrida em que sobram quatro lugares para os Jogos. No cômputo das três mangas das meias-finais, o português teve o terceiro melhor tempo, só superado pelo alemão Max Hoff (3m29s552) e pelo britânico Tim Brabants (3m31s438).
Também as meninas do k4 começam a fazer contas ao bilhete para o «Orient Express», embora esta «carruagem» se encontre quase lotada, uma vez que só existe uma vaga olímpica. Helena Rodrigues, Teresa Portela, Joana Sousa e Beatriz Gomes venceram a primeira manga das meias-finais, com 1m34s941, dando quase dois segundos às sérvias, segundas posicionadas.
Na final A, Portugal é um dos cinco candidatos a essa vaga, a disputar com Sérvia, Rússia, Grã-Bretanha e Espanha, uma vez que Alemanha, Hungria, Itália e Polónia já se tinham qualificado. O sonho continua às 11h12 de amanhã.
Já o k2 de Leonel Correia e Pedro Santos vai disputar a final B de 1.000m. Os canoístas do CN Prado e ACR Saavedra Guedes falharam a final A por cerca de um segundo, terminando com 3m17s030 e atrás de Dinamarca, Croácia e Hungria. Nesta distância só restavam duas vagas para Pequim e, feitas as contas, Portugal terminou em sétimo numa lista em que só seis passavam à final decisiva. A final B decorre amanhã às 9h07.
Durante esta tarde, três tripulações nacionais disputam as semi-finais de 500m: os k1 de Emanuel Silva (três vagas para Pequim) e de Teresa Portela (cinco) e o k2 de Leonel Correia e Pedro Santos (quatro vagas).

0 comentários: