EMANUEL SILVA CONFIRMADO PARA PEQUIM

Emanuel Silva revelou hoje (18/05) o “sentido do dever cumprido” com o apuramento para os Jogos Olímpicos, os segundos da carreira com apenas 22 anos, após surpreender em Atenas 2004 com o sétimo lugar na final de k1 1.000 metros.

“Trabalhei quatro anos para ir a Pequim2008. A meta foi atingida. Os Europeus já são passado e agora só me interessa preparar-me bem para os Jogos, nos quais quero voltar à final e melhorar o desempenho de há quatro anos”, vincou
A federação internacional informou as federações e comités olímpicos nacionais que havia quatro vagas nos 1.000m, mas, inexplicavelmente, corrigiu as contas e retirou um lugar. Como há nações com atletas classificados em várias embarcações, isso permitiu libertar vagas em k1, sendo a primeira atribuída a Emanuel Silva, sexto na final do Europeu.
“Sempre acreditei na qualificação. Mantive a cabeça fria e provei que continuo o mesmo. As pessoas devem ter paciência, esperar pelas últimas fases. Não ter sido apurado no Campeonato do Mundo não foi uma catástrofe, mas houve quem fizesse disso um grande problema. Foram precipitados”, acusou, sem esclarecer a quem se referia.
Até chegar a Pequim, Emanuel Silva tem previsto ir à Taça do Mundo de Poznan (Polónia) e aos Europeus Sub-23, que se realizam em Szeged (Hungria), tentando, mais uma vez, conquistar medalhas para o já rico palmarés.
O êxito nos europeus – foi ainda 12.º nos 500m – é dedicado “especialmente” à mulher Ana e à filha Lara, de ano e meio, mas também ao resto da família, já que os pais e o tio são presenças assíduas em provas internacionais. Emanuel Silva fez ainda um agradecimento especial aos patrocinadores, pois “sem eles as coisas seriam mais difíceis”, e ao Clube de Cicloturismo de Braga, no qual realizou a pré-epoca.
José Sousa é o treinador de sempre de Emanuel Silva – trabalha à parte da Selecção – e, após o abraço emocionado de sábado, terminada a final, revelou a “imensa alegria” pelo feito. “Se há quem mereça ir a Pequim 2008 é o Emanuel, pela forma como sempre trabalhou e acreditou. É um prémio mais do que justo para um atleta de enorme valor”, considerou.
O técnico assume que Emanuel Silva poderia ter feito “um pouco melhor nos Europeus”, mas lembra que o principal objectivo era mesmo a presença nos Jogos Olímpicos. “O Campeonato do Mundo de 2007 não correu como queríamos, mas, este ano, o Emanuel está bem mais forte e conseguiu o objectivo nestes Europeus. Estou satisfeitíssimo. Agora temos de pensar no futuro e preparar os Jogos da melhor forma possível, pois, no mínimo, queremos ir à final”, concluiu.

Fonte: Lusa

0 comentários: