A festa do apuramento olímpico do remo nacional já passou, mas continuam as alegrias noutra modalidade. Teresa Portela, canoísta do GCDR Gemeses, foi apurada em k1 para os 500 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim.
A jovem Teresa Portela, de apenas 20 anos, recebeu hoje (22/06) a confirmação da Federação Internacional de Canoagem (ICF) do apuramento para os Jogos Olímpicos, onde vai competir em k1 na distância de 500 metros. Depois da qualificação de Emanuel Silva (22 anos), em k1 1.000m, a mesma em que foi sétimo na final de Atenas 2004 (garantida nos Europeus), a canoagem nacional vê a presença reforçada em Pequim com a jovem de Esposende, que só este ano se estreou no k1 sénior a nível internacional.
A atleta do Gemeses foi 12.ª classificada no Campeonato da Europa e era a primeira em lista de espera por uma vaga, agora proporcionada pela redução de elementos de outra selecção.
Este facto pode ainda beneficiar os k2 de Leonel Correia (CN Prado)/Pedro Santos (ACR Saavedra Guedes) e de Helena Rodrigues (CN Funchal)/Beatriz Gomes (CF Coimbra), que são também as primeiras tripulações internacionais à «bica» e entrar e aguardam a mesma sorte, tal como Ivan Silva em águas bravas (slalom), embora este não esteja em posição tão favorável. A 22 de Julho, a ICF vai divulgar as listas definitivas.
"É uma realidade que ainda estou a assimilar. Ir aos Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta. Há quatro anos que trabalho para isso, mas só em 2007 acreditei ser possível, mas no k4. Foi excelente atingir o objectivo no primeiro ano em que compito no k1 como sénior”, disse Teresa Portela, à agência Lusa.
A jovem ainda não traçou objectivos para Pequim – “não sei que barcos vão competir, pois fora da Europa há um conjunto de muito boas embarcações” – e apenas promete “muito trabalho”, cumprindo “à risca” as indicações do seleccionador nacional, o polaco Ryszard Hoppe. O técnico disse que “estava à espera” da qualificação de Teresa Portela e confia que vai haver ainda “mais uma justa recompensa” para outra embarcação portuguesa, "k2 masculino ou feminino", lembrando que ambos estão "em primeiro lugar na lista de espera internacional”.
“A Teresa é jovem, sem experiência internacional em k1, mas tem muito valor e garra. Acredito que pode ficar entre os 10.º e 12.º lugares em Pequim. Certamente vai orgulhar Portugal”, vincou o seleccionador.
Mário Santos, presidente da Federação, considera que este apuramento “é uma justa recompensa para o esforço da Teresa, bem como para a forte aposta da Federação na canoagem feminina”.
“Esperemos que a nossa equipa em Pequim 2008 não se fique pelo Emanuel e Teresa, pois há outros barcos habituados a finais internacionais que aguardam vaga. A canoagem portuguesa vai ter uma participação honrosa nos Jogos Olímpicos. Temos um grupo jovem, com enorme potencial e perspectivas de futuro, já com presenças assíduas em finais de Europeus e Mundiais”, concluiu o dirigente.
Teresa Portela integra ainda o k4 feminino, com Helena Rodrigues, Joana Sousa (CN Crestuma) e Beatriz Gomes, que foi criado apenas em 2007 e tem o pleno de 14 finais em outras tantas provas internacionais, tendo conquistado três medalhas em Taças do Mundo. Foi à final nos Mundiais e Europeus, mas ficou a escassos dois lugares do apuramento.
TERESA PORTELA (FINALMENTE) CONFIRMADA!
Fonte: Lusa
Publicada por JMR à(s) 22.6.08
Etiquetas: Canoagem, GCDR Gemeses, Selecção
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Muitos parabéns pela qualificação,como sonho que é de qualquer atleta deve ser aproveitado da melhor forma,que é ser o melhor que conseguirem, faz isso e nós tugas vamos ficar orgulhosos disso.
PArabéns
Ricardo
esta canoista é tambem bem bonita....
Ouvi hoje no telejornal que o Emanuel Silva era o unico elemento da Canoagem apurado para os J.O. Confirma-se?
Espero que seja uma falsa noticia e possamos ter outros elementos apurados, entre eles a Teresa Portela.
Enviar um comentário