"UMA CHAPADA DE LUVA BRANCA"

Ainda não é a entrevista que todos esperavam (está para breve), mas são as primeiras declarações de Nuno Mendes e de Pedro Fraga após a chegada a Portugal, consumado o apuramento olímpico. Os dois atletas do Sport traçam um breve resumo de um projecto de quatro anos que culminou com "uma bofetada de luva branca" em quem não acreditou no sonho olímpico.

Foi o culminar de quatro anos de trabalho?
Nuno Mendes (NM) – Sim, foram quatro anos de trabalho. Começámos no Campeonato do Mundo de Sub-23, competição de inferior nível, mas continuámos os dois juntos, com ajuda do clube e de outras pessoas que nos ajudaram bastante, culminando neste resultado.

A eliminatória não correu bem, mas conseguiram melhorar daí em diante...
Pedro Fraga (PF) – É o nosso perfil, a nossa maneira de treinar é assim. A primeira prova não nos correu bem, mas acreditámos sempre e unimo-nos ainda mais. Ao longo das provas, fomos ganhando confiança e, na final, sabíamos que o objectivo era tentar ir ali junto deles para no fim, à semelhança dos últimos quatro anos, aproveitarmos a nossa ponta muito forte. Acreditámos, estávamos ali tão perto do sonho que fomos buscar forças onde elas nem existiam.

Como é que foi treinarem sem apoios?
PF – Com o investimento de pessoas que não têm directamente a haver com a modalidade. Trabalhámos com muitos sacrifícios e abdicámos de muita coisa. Este ano desempreguei-me para treinar com o Nuno, porque desde Setembro do ano passado perdemos a bolsa e o apoio do Comité Olímpico, após o resultado no Campeonato do Mundo, que até foi bom, ficámos a dois lugares do apuramento. Continuámos a acreditar que podíamos recuperar esses dois lugares e treinámos este ano muito a sério, todos os dias de manhã e de tarde, com o apoio do nosso clube, do Eduardo, do senhor Jorge, do Rob, de todas as pessoas, como os meus pais, que suportaram este tempo, e a minha namorada, que me aturou e suportou durante este tempo todo... Estamos aqui por eles e por nós.

Foi a melhor resposta a quem vos expulsou duas vezes da Selecção?
NM – Foi uma chapada de luva branca, porque nesta prova demonstrámos verdadeiramente o nosso espírito de lutador. O resultado é o culminar dessa luta que tivemos, durante estes quatro anos de preparação, contra tudo e contra todos.

Os Jogos deixaram de ser um sonho e passaram a ser uma realidade. Já pensaram nisso?
PF – Ainda não, vamos agora começar a preparar isso para dignificar o melhor possível o remo português, que esteve de jejum dos Jogos durante 12 anos. Temos de ser realistas, fomos das últimas equipas apuradas. A maior parte das equipas que estão lá têm, neste momento, um valor superior ao nosso, mas vamos aproveitar este momento para surgirmos embalados e tentar chegar às meias-finais. Vamos dar o máximo.

Como se vão preparar até lá?
PF – Treinámos sempre à nossa maneira, com o clube, por isso gostávamos de continuar a trabalhar da mesma forma, foi assim que conseguimos resultados. É claro que para isso houve um investimento financeiro de terceiros, que neste momento pode ser suportado pelo Comité Olímpico ou pela Federação.

Gostariam de levar um treinador [do clube]?
PF – Nós temos sempre treinador, mas gostávamos de ter um treinador que desse a cara e nos acompanhasse em todos os momentos, que estivesse sempre ao nosso lado.


Nota de rodapé: o blogue ultrapassou as 6.000 visitas entre as declarações dos familiares e as dos atletas. No jantar de homenagem, o seccionista do Sport pediu aos atletas uma medalha em Londres 2012. Ficámos também a saber que ambos consultaram o NdR durante a estadia em Poznan, mas não podiam comentar a fim de não se desconcentrarem. Mesmo que nos próximos dias não comentem, prometemos continuar a acompanhar, embora com uma condição: exigimos (no mínimo) a final B nos Jogos Olímpicos de Pequim.

15 comentários:

Anónimo disse...

Só para realçar que estes dois atletas fizeram um feito não alcançado há mais de 16 anos, porque nos jogos de 1996 ninguém qualificou um barco. Fomos convidados...

Por isso, se não me engano, a última qualificação terá sido em 1992...

Grandes homens!

Anónimo disse...

Infelizmente o facto de Portugal ter saído do Euro2008, que é uma pena, é mais importante que outro assunto qualquer.. no entanto descobri num desportivo uma referência a dois grds atletas portugueses! Parabéns!

http://www.record.pt/noticia.asp?id=791909&idCanal=313


Para todos os efeitos já é um avanço.. pode ser que um dia, breve!, estes atletas assim como o remo tenham direito a um espacinho na capa..

Shizuka disse...

http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?headline=37&visual=17&article=153083&tema=21

cobertura RTP :)

Anónimo disse...

Para quem não pode ir receber os nossos grandes atletas...do fundo do coracao..um obrigada!foi a melhor noticia que podiamos ter recebido!estavamos a precisar deste incentivo!e mais do que isso, acreditar que o trabalho duro afinal tem recompensas.

Anónimo disse...

Porque não foram ouvidos, no norte desportivo, o Pres. da FPR e o DTN?
Já agora, estava curioso de saber o que pensam.
Até porque algum treinador vai receber o dinheiro do COP e também já houve alguém a tirar medidas para fazer os fatos olimpicos.

JMR disse...

Caro anónimo, dois conselhos: primeiro identifica-te (ou tens medo de dar a cara por te referires ao presidente da Federação?), depois lê O Norte Desportivo. Quanto ao treinador, não te preocupes: o COP entrega as verbas aos atletas e ao treinador indicado por eles, como podes perceber pelo caso do canoísta Emanuel Silva e do treinador José Sousa.

Aos interessados, o presidente da Federação comentou, ainda na Polónia, o apuramento olímpico. O DTN não foi ouvido, dado estar numa posição inferior a nível de hierarquia e o responsável máximo (o presidente) já se tinha pronunciado. Tal pode ser consultado em http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=6512bd43d9caa6e02c990b0a82652dca&subsec=&id=08b304dfe5a08935cac264d9d44b92a4

Anónimo disse...

Tens razao Joao, mas se nao estou em erro, ate' 92 ia quem as federacoes bem entendiam! Mas e' um facto, estes meninos estao la' por merito proprio e sem ajudas de ninguem, muito pelo contrario.. e isso como dizia o outro "feels pretty damn good!!!"
Forca Nuno-Fraga!

Anónimo disse...

De qualquer maneira, não encontro declarações do pres. da FPR, quando confrontado com as declarações dos atletas e dos seus treinadores, considerava isso importante até para se ver um jornalismo independente, mas cada um tem o seu metodo de trabalho.
Mas todos sabemos que tanto ele (que ao que sei levantou uma especie de inqu+erito disciplinar aos treinadores do 2X, que não sei como ficou) e do DTR também é importante, ele que com a sua equipa disse que se iam embora se fossem desautorizados (o que veio a acontecer)

Anónimo disse...

Ola a todos!
Estou a escrever porque ainda não se abordou o nome de uma grande mulher.
Uma pessoa que esteve sempre "lá" nos momentos dificeis, especialmente na regata em Poznan, uma senhora com um "S" grande que apoiou o double e o ajudou ao longo deste tempo todo!! Uma menina com um "M" grande linda por fora e por dentro, sempre bem disposta com um sorriso contagiante e uma boa disposição fora do normal! Acreditem que estar ao lado dela é estar contente e de bem com a vida! ehehe

TERESA CARDOSO (esposa do Mijnheer de Rooij) UM GRANDE OBRIGADA POR TUDO, MAS MESMO MESMO MUITO OBRIGADA! SEM TI NÃO TERIA SIDO TÃO FACIL! Esta vitória tb é tua!
Obrigada por existires! :)

Beijinhos e abraços para todos e obrigada tambem por apoiarem estes nossos herois

Anónimo disse...

Que presunção da namoradinha a dizer que é linda por dentro e por fora!!lol
Isso não interessa nada,até poderá haver quem não concorde com isso!!Agora que devem ter ajudado psicologicamente os meninos do remo,ai tudo bem!
O que interessa é que a dupla Fraga-Mendes vai a Pequim!!
O resto é conversa para se pronunciarem...lol

Anónimo disse...

Obrigado Marta!
Não era preciso agradeceres publicamente, ao contrario de muitas pessoas não faço as coisas por protagonismo mas porque as pessoas merecem!
É pena não ter dinheiro para irmos a Pequim mas estou certa que eles se vão portar à altura!
Nós cá estaremos para os apoiar mais 4 anos!
Londres 2012 lá vamos nós!!!!
Aquele abraço!

Bjs Teresa

Anónimo disse...

Acho que não é presunção nenhuma da parte da Marta estar a elogiar a Teresa! Vivemos numa democracia e temos o total direito de expremir o que sentimos! Se a Marta quis escrever isso publicamente esta no direito dela, assim como esta no teu comentar de uma forma cínica e irónica o comentário dela! Até me cheira um bocadinho a inveja! Deves ter algum tipo de frustação! Nem tomates ou outra coisa parecida tiveste para te identificar! São assim os cobardes do nosso país! Parabens por fazeres parte deles!
Marta fizeste bem em elogiar a Teresa publicamente, fizeste bem em escrever o que te vai na alma!
Tenho o prazer de te conhecer pessoalmente e és 1 pessoa 5 estrelas! Ah! E tb es muito bonita! muito mesmo! Agora o tal do anónimo ja tem mais um motivo para dizer "isso agora não interessa nada"!
Abraços para todos

Anónimo disse...

é verdade sim senhor! A namoradinha do Fraga é bem bonita!! E quanto ao anónimo... nem vale a pena dar-lhe trela! Tem de haver sempre um "coiso" nestes acontecimentos importantes!
Parabens Pedro e Nuno! Agora é trabalhar para Pequim! Queremos um bom lugar!
abraços para todos

JMR disse...

1) Em 1996 o 4- disputou uma prova de qualificação na Suíça, informação confirmada por Henrique Baixinho, um dos tripulantes.

2) A Teresa Cardoso está em falta para com o blogue, pois ficou de mandar fotos de Poznan. Agradecia que alguém a lembrasse, pois é de uma simpatia tremenda e sei que em breve teremos as fotos no email.

3) Não serão aceites mais comentários sobre a Marta Fraga/Maranha. Espero que ela continue a ler e a comentar, mas, não sendo atleta, não é assunto para debate.

Anónimo disse...

Parabéns Pedro e Nuno!!:D
Pedrocas nc me esqueco de ti!Bem merecias...a qualificação!:D
Agora força para os Jogos Olimpicos!!
beijo grande de quem nunca te esquece...
*Maria*