FESTA DA MARATONA REGRESSA A CRESTUMA

A Maratona Internacional de Crestuma, que tem lugar este fim-de-semana, volta a ser Taça do Mundo, numa 28.ª edição que servirá de exame para o Campeonato do Mundo de 2009, prova que vai exigir outras condições da organização.

Uma dúzia de selecções compete, este fim-de-semana, em Crestuma, na segunda Taça do Mundo de maratona. África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Polónia, República Checa, Rússia e Suécia enfrentam Portugal nas águas do Douro, ao longo de 21,5 (k1 masculino e feminino, c1 masculino e k2 masculino juniores), 25,8 (k2 femininos e k1 feminino e canoas seniores) ou 30,1 quilómetros (k1 e k2 masculinos seniores).
A Selecção Nacional não tem o trunfo Beatriz Gomes, a multi-medalhada na Maratona Internacional de Crestuma (MIC), uma vez que a canoísta do CF Coimbra se encontra à espera da vaga olímpica no k2 de pista, mas conta com os eternos candidatos na c2, Nuno Barros (CN Ponte de Lima) e José Sousa (CN Crestuma), entre outros atletas com créditos já firmados e uma vaga de juniores que procura afirmar-se a nível internacional.
Os barcos individuais competem hoje, a partir das 9h00, com o k1 júnior masculino a dar início à festa. Amanhã decorrem as provas para tripulações de dois lugares, com o k2 júnior masculino a ser o primeiro a largar, novamente pelas 9h00. As cerimónias de entrega das medalhas estão agendadas para as 17h45 de cada dia.
A MIC, cumprindo este ano a 28.ª edição, volta a ser distinguida pela ICF com a atribuição do grau de Taça do Mundo, mas as atenções já se viram para a próxima edição, que tem de ser a melhor de sempre, pois em 2009 a vila gaiense acolhe «apenas» o Campeonato do Mundo. A prova deste fim-de-semana é o grande «exame» às condições do CN Crestuma para acolher o maior evento mundial da maratona, até porque esta Taça do Mundo conta com mais de 200 inscritos.
Este ano há nota positiva, uma vez que as últimas obras, como a construção do muro de suporte às areias na zona da portagem, terminaram ontem, com a ajuda da empresa Inersel. A poucas horas da cerimónia de abertura ainda estavam a ser colocadas as cinco plataformas que o IPTM disponibilizou também à última da hora. No entanto, ainda há muitas condições em estado provisório, o que continua a causar preocupação junto da ICF para a organização de um Campeonato do Mundo.

0 comentários: