Portugal inscreveu quatro embarcações no Campeonato do Mundo para seniores e juniores, que vai decorrer entre terça-feira e domingo em Linz, na Áustria. No escalão principal vai apenas uma embarcação, o skiff ligeiro de Maria Lima (SC Caminhense). Na categoria de juniores há três inscritos com as cores nacionais: o skiff de Antónia Germanova (Fluvial), o shell de dois sem timoneiro de Diogo Freixo (CN Viana) e José Oliveira (CN Infante D. Henrique) e o doublescull de Diana Almeida (CN Barreirense) e Alexandra Freixo (ARCO).
A Selecção Nacional parte este sábado, pelas 9h00, do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Durante a semana, uma das convocadas, Antónia Germanova, apelou (num comentário feito no blogue «Pás na água») a que comparecessem no aeroporto para desejar boa sorte. Aproveitando a deixa, o Notícias do Rio entrevistou uma das mais promissoras femininas nacionais, que respondeu sempre de forma directa e rápida.
Que resultado esperas obter?
Espero dar o melhor de mim e lutar pelo melhor lugar possível. É a primeira vez que vou ao Mundial.
Sentes alguma pressão por ser uma estreia num Mundial ou já estás habituada a provas internacionais?
Já fui à «Coupe» e também já fui a uma prova internacional este ano em Piediluco, Itália. Não sinto pressão, vou lá para dar o meu melhor, mas é claro que me sinto nervosa. É um Mundial, o nível competitivo é muito maior.
Estiveste por diversas vezes a estagiar no Pocinho e complementaste a preparação com treinos na ribeira de Gaia. Sentes-te no pico de forma?
Sinto que estou preparada para o Mundial.
Já houve quem colocasse em causa o teu valor, referindo-se ao facto de teres perdido para a Sónia Teixeira no Nacional de Verão. Como foi a disputa com esta remadora do Sport no resto da época?
Fiquei em segundo lugar nos Nacionais de skiff, tanto no de Inverno como no de Verão. No Nacional de Verão estava em fadiga, acho que se estivesse melhor conseguia aproximar-me e disputar o primeiro lugar. Depois do Nacional estive a recuperar para a Taça de Portugal, na qual consegui o primeiro lugar.
Esse triunfo na Taça justifica ires tu ao Mundial em vez da campeã nacional?
Não digo que justifica. A minha ida ao Mundial já estava definida há muito tempo. Eu escolhi continuar na Selecção de juniores. [Na Taça,] apenas foi uma vitória que me motivou para continuar a treinar para o Mundial, visto que ganhei a seniores, o que me deixou contente.
Essa escolha quando foi feita?
Desde que comecei a época que estive a trabalhar para ir ao Mundial. A Sónia decidiu o que achou melhor para ela e eu nada tenho a ver com isso. Ela preferiu ir aos testes para a «Coupe», não quero falar em nome dela. Cada um fala de si.
Já que falaste em nome, tens a responsabilidade de ir ao Mundial um ano depois da tua irmã ter conseguido um quinto lugar. Isso pressiona-te de alguma forma?
São tripulações completamente diferentes, não se pode comparar resultados. Vou lá para dar o máximo, sem pensar naquilo que a minha irmã fez o ano passado. O resultado é dela, eu vou lutar pelo meu, seja qual ele for.
É a tua primeira época em skiff. Vais optar por te especializares neste barco ou admites no futuro integrar outras tripulações?
Acho que na próxima época posso optar por outras tripulações. Não ponho fora de questão continuar em skiff.
Mas sentes que este é o «teu» barco ou ainda não?
Sinto-me bem a remar skiff, trabalhei o ano todo nisto, mas se tiver de remar noutro barco também o faço. Todos os barcos podem ser o «meu», este ano é o skiff.
A diferença de idade para a tua irmã é de dois anos. Alguma vez pensaram em ficar a tripular um barco conjunto?
Claro, já pensámos nisso. Neste momento, estou a pensar no meu skiff no Mundial. Depois é que vou pensar no que vem para a frente.
O próximo ano vai ser ainda mais difícil, uma vez que terás de acabar o 12.º ano. Tens pensado nisso?
Sim. Cada coisa a seu tempo. Se passei por este, que foi puxado, passo pelo que vem.
"VOU LUTAR PELO MEU RESULTADO"
Publicada por JMR à(s) 18.7.08
Etiquetas: Fluvial Portuense, Remo, Selecção
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário