Os oito remadores seleccionados para representar Portugal no Campeonato da Europa, em Setembro, deixaram ontem a concentração no Pocinho e não vão participar na prova.
André Pereira e Pedro Vítor (CN Viana), Gualter Graça (CF Vilacondense) e João Costa (ARCO) iam tripular o «4-» ligeiro, enquanto Miguel Fernandes e Marcus Henrich (Ferroviário), Hélio Carvalho (SC Caminhense) e Tito Pinto (CF Vilacondense) formavam o «quadri» pesado, mas todos optaram por regressar a casa e dar por terminada a época internacional. Houve ainda quatro atletas que, apesar de convocados, optaram por não comparecer sequer no Pocinho: Rui Seixo e Renato Rodrigues (ambos do SC Caminhense), que ainda recentemente foram ao Mundial Sub-23, André Gonçalves (Ferroviário) e Pedro Júlio (AN Lisboa).
“A equipa técnica não nos deu as condições que precisamos para continuar a trabalhar com um objectivo a longo prazo”, justificou um dos remadores envolvidos, preferindo não se identificar neste momento. O estágio começara no sábado à noite e desde então que os atletas abordaram a hipótese de deixarem a concentração, tomando essa posição na manhã de hoje. Um dos motivos
Uma das condições requisitadas era a possibilidade de treinar noutro local, nomeadamente em Viana do Castelo, onde residem três dos atletas do «4-» e próximo da moradia do restante (Vila do Conde). Além disso, um dos treinadores que se encontrava a orientar os trabalhos no Pocinho era Jorge Ribeiro, director técnico da Associação de Viana do Castelo.
"Os atletas não se encontravam motivados para continuar a trabalhar no Pocinho com a actual equipa técnica, visto não depositarem qualquer confiança nela, e por isso resolveram abandonar o estagio", acrescentou a mesma fonte, reforçando que a opção foi tomada em conjunto. O grupo ainda tentou contactar o presidente da Federação, Rascão Marques, que se encontra na China, “mas foi só através dos treinadores, porque nós não conseguimos”.
“Não sabem motivar os atletas. Acima de tudo, são demasiado autoritários, não compreendem que só têm dificultado a vida aos atletas, desabafou o remador.
O NdR enviou um email para a Federação a solicitar uma resposta oficial, uma vez que o presidente Rascão Marques e o director técnico nacional José Santos ainda se encontram na China com a comitiva olímpica.
SELECCIONADOS BOICOTAM EUROPEU
Publicada por JMR à(s) 18.8.08
Etiquetas: AN Lisboa, ARCO, CF Vilacondense, CN Viana, Federação, Ferroviário, Remo, SC Caminhense, Selecção
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
53 comentários:
Isto é ridiculo. Agora é só vedetas. Comos os atletas não se identificam, eu também não.
Mas todos os que quase todos que aqui foram referidos não fizeram nada pela selecção e em minha opinião nem têm (ainda, porque podem vir a ter) qualidade. Andaram pelos últimos lugares das classificações. Andaram a mamar à nossa pala e a passear à custa de federação, para nos nacionais andarem todos inchados com as t-shirts das taças do mundo e fatos da selecção. Ligeiros que nem fazem 6:20, outros que nem 6:40 fazem... que vergonha. Trabalhem bem nos clubes, mostrem valor e depois venham fazer estas cenas.
Se tivessem dito "não queremos mais participar e ficar em último","preferimos treinar antes e quando tivermos mais andamento voltamos","o fraga e mendes é que têm nivel internacional e mostraram que nós andamos a brincar",etc etc... aí sim, compreendia.
Agora não fazem nada, andam a brincar aos últimos lugares e agora que as polémicas FPR/2xLM rebentaram é que vêm dizer que não há condições!?!
Acho bem que fiquem em casa e não gastem do meu que pago impostos.
Muito bem!
Apoio completamente este 8 atletas que demonstraram que nao depositam qualquer confiança na equipa técnica!
Apelo aqui ao presidente da federação que tome a decisão mais sensata que todos sabemos qual é!
não-identificado, mais vale tarde do que nunca. Foi citado um caso bem concreto: três remadores de Viana pedem para remar em Viana, juntamente com um que é de perto, mas mandam-los para o Pocinho. É um facto para debate, não me interessa saber que fatos ou t-shirts usam nos Nacionais.
ao noticias do rio: e aos remadores q nao fazem nada para estar na seleçao mas infelizmente estão:quando se ingressa numa seleçao nacional é pq se está de acordo com tudo o q lá é feito ,caso contrario não vão á convocatória (pq caso não saibam ,ninguem ,é forçado a ir.vai quem quer),uma vez q vão é pq concordam com o q lá é feito.quanto á questão dos estágios ,não é ao mando dos atletas pq senão cada um queria um sitio ao seu agrado e isso não é assim q funciona,mesmo q os atletas de uma tripulação morem todos no mesmo predio,os estagios têm de ser em sitios pré definidos pela federação.a quem não agradar não vai.e eu estou de perfeito acordo com o anonimo que diz que realmente andam muitos atletas sem valor nenhum a passear á pala da federação,a gastar dinheiro em quem realmaente merecia. saudações a todos
A isso também é fácil de responder com factos, apesar de preferir conhecer com quem falo.
Ir a algum grupo, seja Selecção desportiva ou outro qualquer, não implica uma submissão total. É verdade que há regras para ser respeitadas, mas também há bom-senso. Neste caso em concreto, há oito remadores: três de Viana, dois de Vila do Conde (a meia hora de Viana) e um de Caminha (uma hora, talvez?). Se estás tão preocupado com o que a Federação gasta, não achas que seria melhor empregue poupando nas deslocações, alimentação (uma vez que mais de metade podia comer em casa) e, sobretudo, a nível de gestão do esforço (podia treinar mais tempo e tinha mais tempo para recuperar)?
Continua a comentar, desde que seja para contribuíres para o debate. Não obrigo os meus leitores a concordarem com os meus pontos de vista.
Uma federação deve sempre ter em primeiro lugar os atletas. O bem-estar, e a optmização do seu rendimento deve ser sempre a prioridade. Quando existem pessoas que só estão preocupadas com a sua imagem e não respeitam os interesses dos atletas, na forma como eles estão ou possam vir a estar motivados para treinar, então nunca nada irá dar certo. Deve haver espírito de liderança, mas sempre com espírito de coesão e cumplicidade entre treinadores e atletas para que todos possam cumprir os objectivos propostos. Os atletas é que devem ditar a forma como melhor se sentem a treinar, pois eles e que vão competir e dar a cara na hora da verdade. O mérito numa vitória ou a desilusão numa derrota vai sempre para o próprio atleta. Se havia três atletas duma embarcação que residem no mesmo local e o quarto elemento reside apenas a trinta minutos desse local e até o próprio treinador dessa embarcação reside também nesse local, porque não "fazer a vontade" aos atletas se isso condiciona a sua motivação e espírito de trabalho? É perferível manda-los embora e cortar logo o mal pela raíz? Acho que não deve ser a fugir das situações que elas se vão resolver. Vamos apoiar os atletas que de certeza são quem mais sofre no meio de todos estes conflitos.
Atenção que nestes jovens tb existem atletas com qualidade, quer pesados quer ligeiros.... simplesmente nao sao aproveitados como deveriam ser...
em resposta ao "não identificado" e ao "anónimo" que concorda com o não identificado: é triste vocês serem donos de uma tamanha hipocrisia, egocentrismo, e egoísmo e não verem que os rapazes que vieram embora nem 20 anos têm e tomaram uma decisão que muita gente com mais maturidade nao a foi capaz de tomar e fazer ver á federação que as coisas não podem ser sempre como eles querem!
Simplesmente uma vergonha .....
Agora que o LM2x fala já têm coragem....
Até agora andaram a fazer teatro por essa europa fora,em que os grandes encenadores eram o Sr José Santos e o Sr Augusto Alberto, e agora nem a peça. nema companhia
têm qualidade.
Tá Boa essa
Quantos atletas já foram enviados para casa,por apontarem o dedo a federação, e com bem mais qualidade que estes atletas que hoje se queixam.
Caros atletas tenham vergonha.
É TERRIVEL!!!
Ao que isto chegou!
Qualquer miudo que nunca fez nada; que nunca remou a sério; pensa que é uma estrela, só porque em Pequim há remadores!
Não somos todos iguais...
Não conheço, nem eu, nem ninguém as razões que levaramn estes "parvos" a fazerem esta tentativa de "golpe de estado".
Querem fazer remo em Auto Gestão?
Querem só fazer o que lhes apetecer? Remar na banheira , lá em casa?
Tenham vergonha na cara!!!
Tenham o mínimo e humildade!!!
Malcriadões!!!!! Estúpidos!!!!
Remem e deixem-se de politicas.Trabalhem!!!
Vejam os vosssos tempos miseráveis e calem-se!!!! Treinem mais!
Querem o quê? O estatuto de alta competição para entrar numa universidade qualquer, para a qual nunca estuidaramn o minimo nem têm qualquer caopacidade ou inteligência? A culpa
é sempre da federação, do Rascão, do Mdeiros, ou de qualquer outro; antes era do Estima... Nunca é vossa nem daqueles que vos empurram para estas tristezas e imbecilidades.
Remem Carago! Não sejam perguissosos! só ganha quem treina!!!
não devia haver aqui a UNIÃO dos atletas: dos actuais , dos que já lá passaram e dos que prespectivam integrar a eq nacional...afinal pensam todos o mesmo...ou não?
Primas donas!!!
Agora com certeza que todos querem ser Fragas e Mendes! Só não querem trabalhar o que eles trabalharam.
Querem todos apoios!!! Querem concerteza o Presidente e o Diretor Técnico a remar por eles: Sim, por que um ATLETA QUE SE PREZA TEM DE SER APOIADO!!! É uma estrela, mesmo antes de ter ganho qualquer coisa. Aliás os atletas portugueses nunca ganham, nada e têm sempre como desculpa para tudo : A FEDERAÇÃO!!! e a falta de apoio, Não se podem esforçar demais; porque só querem afinal ter o estatuto de alta competição, ou mais ou menos, para entrar na universidade que quer, sem ter de estudar, e depois imediatamente deixar o remo; como já fizeram dezenas de primas donas, cujo nome ninguem recorda, que foram apoiados pela federação e hoje nãom são campeões mas apenas "pseudo-doutores".
Filipe Santiago, sem identificação o teu comentário não teria sido aprovado. Além dos muitos erros (alguns pela pressa da escrita, outros de mau português mesmo), contém alguns insultos quase gratuitos (nomeadamente "parvos" e "estúpidos", ao "malcriadões" até achei piada, confesso).
Argumentaste bem o teu ponto de vista, mas peço-te que nos próximos comentários estejas um pouco mais calmo. Se falas de "miúdos" calculo que sejas mais velho, por isso também na linguagem deves dar o exemplo, não só na água.
ao sr. da mensagem anterior que diz
"Quantos atletas já foram enviados para casa,por apontarem o dedo a federação, e com bem mais qualidade que estes atletas que hoje se queixam"... deixa-me pensar...
quase todos esses atletas quando tiveram a sua oportunidade de mudar as coisas não o fizerem da forma mais correcta e por isso foram expulsos por justa causa (eles proprios sabem disso) e esses atletas (que todos nos sabemos quais são, não é preciso referir nomes) além de terem muitas potencialidades (que é diferente de qualidades) têm também o cerebro do tamanho de um amendoim, o que faz deles aquilo que são: uns incompetentes que se sentem "injustiçados"
Noto uma lógica confusa no comentario dum leitor anonimo, duma parte parece atacar o modo como a fpr seleciona os seus atletas " e aos remadores q nao fazem nada para estar na seleçao mas infelizmente estão", e de outra ataca quem lá está, ora se lá está alguém que não merece isso é de inteira responsabilidade dos selecionadores nacionais.
A pergunta que pode surgir agora é, porque será que estão na selecção pessoas que não merecem? (neste ponto estamos de acordo) a resposta porem é evidente e é de total desagrado dos atletas que por inexpriencia tem vindo a conhecer a realidade do remo internacional da pior maneira, são muitas vezes atirados para provas extremamente dificeis com uma preparação débil.
Pelo aquilo que vi isto tudo acontece porque existe uma necessidade da parte da fpr de marcar presença em determinadas provas.
Quando me dizem que os atletas exploram a federação para receber em troca viagens e roubar contribuintes, eu respondo, tretas!
As unicas pessoas que são aqui exploradas são os atletas, que lá estão em troca de nada demonstrando boa vontade, e que quando se apercebem do modo que são usados revoltam-se e vão se embora.
Acho que qualquer sub 23, tem o direito de se perguntar a dada altura porque raio é que não levam seniores A para um campeonato de europa? Porque raio depois de um resultado catastrofico no campeonato sub 23 querem nos levar a um campeonato de europa? E as resposta eu conheço-as...
O campeonato de europa é mais facil... (será?)
Vais lá ganhar experiencia...( mentiram na primeira resposta logo dou o mesmo valor ao resto das respostas)
Depois podemos pensar na verdadeira razão para tudo isto, não vale a pena esconder nada, a federação portuguesa de remo foi das que mais pressionou a fisa para a existência de um campeonato de europa, e agora não vai lá ninguém, é claro que aos olhos da fisa isto não vai ser nada bonito, mas não conheço ninguém que goste de ser manipulado e levado a servir os interesse alheios.
Podemos também pensar na evolução da faixa etária na seleção, porque será que os A não estão lá?
Reparo nesta realidade e sinto-me realmente triste, porque no meio de isto tudo a parte do atleta foi esquecida, por trás de cada atleta cada remador existe uma pessoa com uma vida e sonhos, e reparo numa falta de respeito para quem se mata a treinar por eles.
Identifico-me, não me escondo por de trás de palavras sujas, aquilo que escrevi é aquilo que penso, e é tudo aquilo que me sinto no dever de dizer, verdade ou não... é o meu ponto de vista.
Isto tudo porque acredito que aquilo que se passa lá dentro diz respeito a todos nós, tentativas de censura não são aquilo que nos faz avançar.
Se este "Marcos" é o Heinrich, tens em cima o nosso email para enviares a tua versão do sucedido, especialmente devido à forma como "repescaste" o Mundial Sub-23 na argumentação.
Soube no final da tarde deste acontecimento mas pensei que não fosse verdade. Entretanto desafiaram-me a comentar. Só posso dizer que são acontecimentos tristes num momento em que o Remo deveria fazer uma pausa para pensar no seu futuro e congratular-se com o feito dos nossos atletas olimpicos. É um dado adquirido que esta politica federativa não interessa. Várias vezes alertei para o problema "Pocinho". Referi a "qualidade" dos critérios de selecção assim como dos modelos de motivação e de trabalho na Selecção.
Não sei os motivos que levaram aos atletas a ter uma atitude destas mas uma coisa é certa. Se assumiram um compromisso devem cumpri-lo mesmo que por vezes não concordem com ele. Se as regras e condições estavam definidas á partida, só devem honrar o seu compromisso a não ser que as regras tenham mudado. Se não concordavam não iam.
Como não sei o que se passou não vou fazer juizos de valor.
Sejam a favor dos atletas, seja da equipa técnica.
Pois foi NdR; é preciso serenar.
O calor do momento levou a que alguns excessos fossem por mim cometidos. Obrigado.
Há que analisar as razões que levaram a que se possa chegar a uma situação tão estremada. Sou critico da federação, mas reconheço que a conjuntura não é nada fácil para quem tem de gerir.
Sou ainda mais crítico para esta posição tão dura, quando o Presidente (concorde-se com ele ou não) está fora do país, assim como o DTN. Por isso falei em "golpe de estado" e propositadamente procurei ser duro (mas afinal fui mais inconveniente). Com o teu alerta procurarei moderar as expressões, cuidar a língua e de futuro, contribuir, modestamente, para a elevação do blog.
é pena que quem tem comentarios menos proprios não conheça a realidade do dia a dia destes atletas. Não desfazem as malas, trabalham ate à exaustão, não têm vida propria por amor à camisola e vivem só para o remo. Não é verdade que todos tenham entrado para as universidades com estatuto de alta competição. Fazem das tripas coração para não prejudicar os pais, que lhes financiam os estudos,e tentam conciliar as duas actividades, (o estudo e o remo) e quase sempre o estudo fica em ultimo lugar, e não é a fpr que os paga. Para os estagios vão por conta propria, pk a federação tem mais de seis meses de atraso na devolução do valor da viagens. (não digam que eles só andam a mamar à custa dos impostos). Eles tem visto que a realidade nacional é bem diferente da internacional. o que falta cá em Portugal? Bons tecnicos? bons equipamentos? Eles são jovens como quaisquer do mundo, porque não dar-lhes as mesmas possibilidades,
Caso não saiba a dupla que esta nos jogos olimpicos treinou sempre a revelia da selecção. tem treinadores proprios. Porque conseguem eles e os que são treinados pela equipa tencica da selecção não?
Acho que os atletas sub-23 fizeram o que estava certo. Porque se tds tivessem a oportunidade de trabalhar como o Nuno e o Fraga trabalharam os ultimos 4 ou 5 anos os resultados iam ser diferentes. Mesmo algumas pessoas dizendo e mesmo eles que nao tiveram apoio da federaçao..tiveram o apoio e a motivaçao dos treinadores que estavam sempre com eles tds os dias a acompanha.los. Tiveram a oprtunidade de ir a todas e mais algumas provas internacionais (incluindo apuramento). É pena que so uma tripulaçao teve essa oportunidade. Pena mesmo! Porque acredito que ha muitas mais tripulaçoes com a mesma capacidade de trabalhar e de trazer resultados. So precisam deixar as pessoas trabalhar.
Vamos ver se agora as coisas mudam.E se podem todos mostrar o que valem.(sem pensar qe por ter havido um 8 lugar as coisas sao faceis,foi preciso muito treino para chegar la).
Sr.Santiago presumo que não seja remador e se for atleta, creio que de qualidade duvidosa.Porque se fosse um remador, ou bom atleta saberia que os sacrificios e sofrimento que este desporto encerra,assim como o que os "miúdos" conseguiram em Beijing só é conseguido através de muito esforço FÍSICO, PSICOLOGICO, ECONÓMICO E SOCIAL. Faça o seguinte, abdique da sua carreira profissional, esteja com a sua familia 2x por semana e não tenha qualquer tipo de vida social ou económica e diga-me senão desejaria pelo menos 500 euritos para pagar o que come e o que veste!
Concordo com o NR. Mais vale tarde do que nunca. Pena é que graças a estes incompetentes os esforços foram canalizados numa imensidade de últimos lugares em vez de em uma ou duas equipas como o FRAGA.MENDES.
QUERO VER O RASCÃO A JUSTIFICAR O DINHEIRINHO QUE ANDOU A DISPENSAR NA SUA POLITICA DE "NÃO FAVORITISMO"...Aiii SR.RASCÃO QUE O OUVIR FALAR É "QUEIXINHAS".
Veja lá que agora, até os "seus meninos" se queixam!!
MOVIMENTO PELA REVOLUÇÃO NO REMO-------REMOLUÇÃO!!!! mudança e União...pelos atletas e para os atletas!!
Isto ta uma grande confusao, mas vamos la ver se os srs da FPR (Santos+Rascao) os tem no sitio e se demitem. Se nao se demitirem fica tudo sem condicoes.
Acho esta situacao ridicula. Como bem dizem, agora todos sao estrelinhas e querem fazer o mesmo que o pedro e nuno.
O que o Pedro e Nuno fizeram tambem nao esta correcto, mas era obvio a todos que se nao o fizessem nao la iriam.
Nao querer ir aos estagios e treinar pelo selecionador nao e o caminho.
Imaginem agora se o Moutinho e Veloso levassem o Paulo Bento e so treinassem em Alvalade? E sao dois optimos jogadores. Ou se o Cristiano Ronaldo so quissesse treinar em Manchester?
Isto esta tudo de pernas para o ar.
Mas uma coisa esta certa, estes "meninos" nao se deviam armar em "estrelas".
La porque Pedro e Nuno treinaram a parte nao quer dizer que qualquer um possa treinar. O Pedro tem valor para ganhar um mundial em 1xHL e faz 6:10. O Nuno faz 6:18 e tem nivel internacional.
Os meninos que la estao um faz 6:28 mas tem 76kg. Os outros secalhar nem 6:35... e andam armados em espertos!?
Nos pesados nem se fala... quantos fazem (no minimo dos minimos) menos de 6:12!?
E nao me venham com a estupida conversa que isto nao interessa.
Quanto acham que puxam quem tava no 4-Lig Dinamarques? Nem um deve fazer mais de 6:15!
E nos pesados?
Treinem e depois falem.
Mas no final de contas foi uma boa decisao, porque nao la vao fazer nada! Nao deviam era inventar desculpas.
João Silva, ao menos sê intelectualmente justo na comparação. Se queres ir para o futebol, muito bem: imagina que 23 convocados para a Selecção, 5 são do Benfica, 5 do Sporting, 4 do Belenenses e 4 do Setúbal (18 dos 23). Tinha mais sentido fazer o estágio no Jamor, ao pé dos 18, ou irem todos para o Estádio do Algarve? Isto porque (pelo que temos percebido até agora) são os atletas a pagar as deslocações, alimentação e estadia quando vão trabalhar (bem ou mal) para representar Portugal!
Pelo que tenho lido, só estão a analisar uma das partes. A opção foi tomada porque a equipa técnica não motiva os atletas, logo estes preferem nem ir; com motivação, acredito que não se importassem de ir para o Pocinho, mesmo tendo de suportar despesas várias.
Caro Joao Silva vê la se entendes uma coisa: ninguem quis ser a "estrela", ninguem se armou em "esperto", nem ninguem exigiu mais condições do que aquelas que foram dadas aos atletas pela federação.
Simplesmente pra eles as coisas nao são tao faceis como o que parece pra as pessoas que estao do lado de fora disto tudo.
Ninguem se quis tambem comparar ao pedro e ao nuno.
E nao questines sequer os seus valores ergometricos se antes saberes ao certo quanto eles fazem.
É verdade que a ignorancia leva por vezes as pessoas a emitir opiniões como as tuas, quando nao se sabe ao certo aquilo que se passa, mas enfim...
meus senhores eu sou o anonimo q escreveu em 4º lugar e uma vez q o noticias do rio disse para comtinuar a conversa vou continuar.e parece me q ou todos os q escrevem são muito novos ou os outros já não se recordam q á uns anos atras tb se criticou os estagios em ferreira do zezere pq nao tinha condiço~es e não era um bom sitio etc mas no entanto a equipa da polonia treinava la todos os anos equipa essa q tinha bons resultados e no entanto era la q treinava e não se queixava. pq? porque estavam lá para treinar com esse unico objectivo ,estavam-se pouco importando se tinha um sitio perto para á noite ir beber um café ou dar uma voltinha .e isso não podem ser prioridades na escolha do local de esta´gio.e nr quanto aos almoços esquece ,naõ cabe na cabeça de ninguem e irem a casa comer ,nem é na alimentação dos atletas q a federação perde dinheiro. a unica coisa q eu acho é q os atletas deviam ser mais humildes e pensarem bem nas suas atitudes imaturas e prepotentes por parte de quem nada mpstrou a nivel de resultados até hoje.eu sou da opinião q a federaçao devia arranjar infraestruturas para os atletas se poderem dedicar ao remo a sério ,tendo para isso q abdicar de certas coisas q e fazer sacrificios mas q fosse compensado.mas acho dificil pq o remo teria q modificar totalmente começando pelos clubes q na maoria são constituidos por gente tacanha e com poucos horizontes.mas enfim é apenas a minha opinião. e ás crianças q abandonaram o estagio vou -lhes dizer uma coisa antes de fazerem fitas mostrem trabalho e esforcem-se antes de tomarem atitudes ridiculas.saudações a todos
Todos estes atletas já tinham participado este ano em provas internacionais nas quais não tinham tido resultados, já sabiam que quando assumiram o compromisso de ir ao Europeu os treinadores iam ser os mesmo e todas as condições de treino iam ser as mesmas portanto mais valia não terem ido para estagio. Os compromissos são para ser compridos.
Quanto ao 2x olimpico quando foi vice campeao de sub-23 não tinham mais apoio ou menos que estes atletas era só apenas muito melhores fisicamente. Diga-me quais são os atletas que estão na seleção que puxam o que o Nuno e Pedro puxavam há 4 anos????
Não é com estas atitudes que se vai a lado nenhum primeiro demonstra-se resultados depois abre-se a boca.
Siguam os exemplos do Nuno e Pedro nunca foram mal educados com a FPR ou treinadores , assim tem-se sempre razão!
Já que estão em casa aproveitem para crescer e depois aparecer!!!!
Vão treinar!!
ao sr. da mensagem anterior que diz
"além de terem muitas potencialidades (que é diferente de qualidades) têm também o cerebro do tamanho de um amendoim, o que faz deles aquilo que são: uns incompetentes que se sentem "injustiçados""
Apenas deixo o nome de Sara Silva e cada um pode tirar as suas conclusões........
Caro NdR
Tenho assistido ás tuas argumentações e não posso concordar com elas. Se numa empresa se decide fazer um seminário em hong-Hong não é pelos congressistas serem eventualemte todos Europeus que se muda o local do congresso.
O mesmo se passa nos Estágios. Se todos sabem que é LÁ, NO POCINHO, (bem ou mal, não interessa agora) não tem lógica só porque são todos vizinhos estar a mudar. É assim nas empresas, no Futebol, e em qualquer modalidade minimamente organizada.
Pode haver outros motivos ou razões que levaram a esta tomada de posição, agora se é só por isso, só posso lamentar.
A motivação passa por outros aspectos que não o local do estágio.
Boas.
O problema principal não é onde se situa o Centro de Estágio (Pocinho), mas sim com as relações que lá são estabelecidas entre atletas/treinadores.
Imaginemos que o treinador principal do 2xlm(Rob) tinha possibilidade de desenvolver o seu trabalho no Pocinho, concerteza que o 2xlm não se importava de deslocar para lá com vista a efectuar a sua preparação.
No meu ponto de vista o problema não reside no Pocinho, porque os atletas encontram por vezes condições melhores no Centro de Estágio que no proprio clube, para não falar do tempo perdido nas deslocações casa/clube que muito importa à recuperação.
Agora juntando tudo isto ou seja, um Centro de Estágio, um treinador competente, um preparador fisico capaz, um fisioterapeuta sempre disponivel entre outros aspectos positivos que me possam ter escapado de mencionar, não será que teriamos mais barcos nos Jogos Olimpicos e menos desistências na modalidade? Eu acredito que sim.
opah...
olhem o k um desentendimento de treinador com atletas da pa flar..comeca em boicote...fala-seem tempos de ergo, polos do mundial,rascao,fpr..
comecem plo inicio sim...primeiro saibam do k se trata e entendam o porque...depois tenham dois dedos de vergonha pra nao falarem do que nao sabem....
ok??
Super, apenas relatei um dos argumentos: há três remadores de Viana que fazem um «4-» com um remador de Vila do Conde, tendo como treinador alguém de Viana (visto o DTN estar na China). Cabe aos agentes do remo decidir se é pertinente ou não autorizar, pontualmente, alguns treinos fora do Pocinho. Eu nem tenho opinião neste caso visto que, por motivos óbvios, nunca irei a estágios seja onde for.
Quanto à motivação, respondo-te com o exemplo do CDUP: estarão os atletas mais motivados para treinar na Afurada ou no Areínho?
ATENÇÃo!
tenho uma sensação que a discussão se esta a desviar da questão essencial.
no meu ponto de vista, acho que para compreender melhor aquilo que se passa, torna-se indispensável ler o comentario intitulado "marcos" presente nesta pagina.
o sr.Ribeiro continua a fazer parte dos acontecimentos mais inospitos.O sr.ndr está de parabens pelo debate,quanto á moderação,,???As equipas nacionais treinam em centros de treino,seja aqui ou em outro pais qualquer.Se os jovens querem um lugar com divertimentos nocturnos ou alternativos,,já é outra questão.Ribeiro,desculpa pois és da minha geração e nada a apontar-te como ser humano.Quem te deixa sozinho é que não soube avaliar as tuas reais capacidades de lider.Deves te defender destas situações pois em nada abonam para a tua carreira de treinador.Vejam o caso de sucesso fraga/mendes,pessoas no lugar certo.Eduardo no laboratório e Rob no terreno,jorge como impulsionador colectivo.troquem os papeis e o resultado será???
aos cometadores k se identificam como "anónimos" fassam o favor de ter um pouco de vergonha na cara antes de tirar qualquer tipo de conclusoes no k diz respeito a atitude e as razoes dos atletas. como se custuma dizer, kem esta fora racha lenha!
nao falem sem saber por favor...se os atletas estao na seleccao e porque tem o minimo de valor e se estao la nas condicoes deficientes que tinham e porque amam realmente a modalidade e kerem evoluir. ninguem lhes da nada em troca para irem pra la, mas no entanto vao!pensem bem antes de dizerem seja o k for.. ninguem falou no fraga e no mendes nem ninguem se comparou a eles!
ja pensaram k os maus resultados destes atletas podem nao ser por culpa deles, mas sim pela falta de qualidade nos planos de treinos dos treinadores nacionais? de certeza k ninguem se mata mais a treinar k estes atletas, simplesmente nao e treinar muito k interessa, mas sim treinar bem!
"ninguem lhes da nada em troca para irem pra la, mas no entanto vao"
entao porque andam todos armados em bons nos nacionais? mas quem e que quer ir a mundial levar na pa e ficar em ultimo?
devo ser parvo eu...
os meninos vao la porque se acham bons e depois vao para casa e para a escolinha dizer que sao da selecao.
meus amigos, o cumulo foi o tipo da ANL o Pedro, que nem se qualificou nos testes de sub-23 ser convocado para ir ao campeonato do mundo. Por Amor de Deus... ninguem tem juizo1!?
Se o Scolari me convocasse para o Euro2008 acham que ia? fazer o que? envergonhar-me em frente de todos os portugueses? gastar o dinheiro dos impostos que andam a custar pagar?
mais uma vez, nos os portugueses descobrimos a polvora. basta remar bem e fazer menos de 6:50 que somos muita bons para ir aos mundiais. Mas depois porque nao usam a polvora para ganhar?
tenham vergonha na cara e nao aceitem as convocatorias se sabem que ainda (digo ainda) nao tem valor e indices para fazer qualquer coisinha.
eu leio aí coisas mesmo estranhas...primeiro dixem k os atletas da selecçao nao devem escolher o sitio onde devem treinar aceitar o k a federaçao tem para dar e k sao os atletas k tem de se esforçar como o FRAGA e como o MENDES......mas o FRAGA e o MENDES tb nao iam a maior parte dos estagios para treinarem no porto nao era?? k eu saiba eram poucas as vexes k tavam la e foi por isso k arranjaram problemas com a selecçao mas foi o treinar no porto todos os dias k os fez andar bem agora digam-me k se as equipas ke tem atletas k vivem perto uns dos outros em vez de irem po pocinho treinavam num sitio que foxe bom para os atletas e k nao os prejudica-se e assim tinham mais tempo para treinar juntos em vez de treinarem so no pocinho meia duzia de dias depois iam pa casa kase um mes sem remarem com os colegas da selecçao...e se tivexem num sitio ke foxe bom para os atletas podiam treinar kase todos os dias........e outra coisa k prejudica os atletas e k as embarcações k estavam previstas para um campeonato do mundo quer de seniores A e sub-23 como tb nos juniores podiam faxer as provas ca em portugal juntos como os campeonatos nacionais as tripulaçoes k foxem a esse tipo de provas(campeonato do mundo) deveriam treinar sempre juntos e se foxem juntos a essas provas tinham mais hipoteses de treinar juntos mas se um atleta ta na selecçao a remar com uma pessoa depois sai da selecçao vai po clube treinar com outras pessoas kom remadas diferentes e natural e depois no estagio terminal os atletas nao evoluam tanto...pk na selecçao eles remam de uma maneira e no clube de outra...agora pensei o k kixerem eu estou do lado destes atletas os treinadores da selecçao sao uns arrogantes nao sabem ouvir e a partir do momento k descontam dinheiro das deslocaçoes dos atletas so pk num almoço nao tinham t-shirt da selecçao vestida pk as usaram nas provas e nao tinham mais nenhuma para usar e os dirigentes tb nao tinham identificaçao de portugal fez m pensar seriamente se os atletas k kerem tentar faxer alguma coisa la fora tem condiçoes para o faxerem ou se o kerem faxer tem de estar sob uma pseudo-ditadura....
É por ser melhor estagiar perto de casa que Aviz está cheio de vizinhos a treinar por lá.
joao silva, nao deves passar de um frustrado k nao sabe o diz...desculpa, mas nao fales do k nao sabes...k eu saiba este local serve para comentar uma notica acerca de uns atletas k abandonam um estagio da seleccao por descontentamento com a equipa tecnica e com desmotivaçao...ninguem falou em valores individuais nem em kem merece la estar ou nao...se falas tao alto assim, porque nao foste chamado tambem? se es remador entao ainda deves ter menos valor do k akeles k la estao e tu axas tao fracos...se nao es remador ou es ex-remador, nao te metas em assuntos k nao t dizem respeito e limita-te apenas a dar a tua opiniao e nao a criticar...
mas esses atletas k vao paraaviz nao ficam la meia duzia de dias...e talvez até recebam por estar a treinar
Não sou remador, mas estou por dentro da modalidade e reconheço que algo esta mal no remo português.Acho que estes atletas fizeram muito bem em boicotar o estagio! A Federação Portuguesa de Remo é neste momento uma palhaçada total, basta ver o Sr.Presidente da F.P.R que foi para Pequim fazer não sei muito bem o que(Ver os jogos a Pala do contribuinte português???) quando nem se dignaram a enviar o treinador da dupla Fraga/Mendes para Pequim.Estamos a falar dos mesmos atletas que foram expulsos da selecção e que só foram representar Portugal a Pequim pela sua determinação e sacrifício.
Existe outra coisa que não compreendo: os resultados das representações nacionais em provas internacionais que costumam ir de mal a pior sem aparente explicação.Vejamos, o campeão olímpico de skiff masculino treina em Avis, tal como um data de outros atletas olimpicos, o que indica que temos pistas de remo de qualidade internacional; Os nossos atletas utilizam barcos e remos de qualidade idêntica aqueles utilizados por outras selecções;portanto só restam duas explicações plausíveis, que a culpa é dos atletas ou que a culpa é dos dirigentes federativos/Treinadores. Eu já vi a dedicação que grande parte destes atletas apresenta e duvido que a culpa seja inteiramente sua!
Isto para não falar de outros problemas que existem dentro da selecção,como má selecção dos atletas e "pretização" de atletas em de outros.
Para concluir acho que é triste ver a federação portuguesa de remo a ser criticada abertamente na televisão portuguesa durante as transmissões dos jogos olímpicos(Eurosport) pela sua prestação no "caso" Fraga/Mendes e também acho triste que os dirigentes não vejam o que fazem e que os atletas tenham de tomar atitudes destas.
É realmente triste pessoas que nunca estiveram la dentro estarem a fazer comentarios despropositados sobre os atletas e a atitude que tomam ou deixam de tomar perante mais um dos milhares de problemas que ha quando se integra um estagio da seleção.
Só quem passa por la sabe que ninguem está la obrigado ( é certo)...todos vamos para la porque gostamos do remo...porque temos sonhos...porque trabalhamos para la chegar...so que por vezes nao encontramos na seleção quem dê continuidade ao trabalho que tivemos no clube para la chegar!!!
Sérá que é correcto chamarem vedetas a pessoas fazem sacrificios...que deixam tudo sem pedir nada em troca...que deixam a sua familia durante semanas e semanas para ir para uma terra que nem pelo nome nos a conhecemos de tao isolada que é,com uma equipa tecnica que sistematicamente dá mostras de os atletas sao aquelas pessoas que eles mais detestam na vida....a pessoas que pagam para ir para estagio...que vao durante horas numa viagem para chegar ao estagio e a seguir ainda têm animo para dar tudo o que têm no treino que os espera...a chegar ao final da época e saber que para ir a seleção teve que investir ate...centenas de € do proprio bolso...a espera de receber esse dinheiro "alguns" meses depois ainda ver-lhe ser descontado dinheiro por nao ter usado a t-shirt num jantar quando foi ao mundial...(ou será que nao tinham assim tantas t-shirts quanto isso...)
Sem esquecer que os criterios de escolha das equipas....bem...nao ha muito a dizer
Se calhar é mais engraçado ficar cá a dizer mal dos resultados que eles têm la fora. Sim porque ir la é dificil...mas claro dizer mal de quem deu a cara é que é mesmo de grande utilidade...
Nao digo que os resultados sao os melhores...que nao sao...mas como em tudo têm que haver sempre alguem para culpar...e como não podia deixar de ser, claro...a culpa tinha que ser só dos atletas...
Sendo assim ponham la os atletas que perdem com estes...porque se estes que sao os melhores nao servem...nao sei onde vao arranjar mais remadores neste pais!
Cada vez ha menos atletas no remo...porque será....
nnc s falou tanto d remo em portugal n ultimo mes diria eu cm agr.. 1º pelo belo resultado k o noxo LM2x nos deu a tds portugueses nos jogos olimpicos mas mxm durante este tmp k parecia k o remo poderia melhorar havia diversas bocas a k n e preciso dzr o pk.. sem flr d enorme confusao k houve n estagio ds sub-23 a 1 semana k ja tds sabemos!!
mas existe 1 historia k s calhar pouca gente sabe k tbm tem a sua "graça" k foi cm os juniores e o k s paxou foi o seguinte: na equipa nacional d juniores existia um 4x masculino onde fizeram prova em gondomar e por diversas razoes cm NAO TER AS CONDIÇOES MINIMAS PA REMAR tiveram 1 mau resultado.. dps dixo um atleta kis sair dexe 4x pa poder ir pos testes pa coup ou pensaria ter hipoteses d ir... conclusao: o 4x acabou tds foram mandados embora e o tal atleta nem a coup paxou.. sem duvida 1 boa soluçao pa tds!!
Nestes ultimos comentarios tem-se vindo a apoiar cada vez mais estes atletas que resolveram abandonar o estagio e os criticos começam finalmente a calar-se...
Sim... é verdade... todos aqueles que por alguama razao mal disseram dos atletas que vieram embora chamando-os de "vedetas" dizendo ainda "treinem mas é" " tenham vergonha" "andam a brincar" "andam a mamar á nossa pala" ..... etc etc etc...
Para todos estes frustrados que nunca foram, não são e nunca serão pessoas com o mínimo de escrupulos e dignidade e que criticam mesmo sem saber as verdadeiras razões que levaram os atletas a tomar esta decisão eu relembro que o pior resultado de sempre da dupla pedro fraga e nuno mendes foi alcançado no mundial de eton em 2006 (22º lugar), precisamente no ano em que foram treinados e acompanhados pela actual equipa tecnica da federação no Pocinho!!!
Será que isto quer dizer alguma coisa meus amigos? Será que estes atletas que abandonaram o estagio não têm razao?
nao t conheço nem sei kem és! mas sei k nunca tives-t ao comando destes tecnicos! para os estares a defender!
filipe filipe:P
oh pah!
ve assim! qd é k a selecção teve melhores resultados?melhores n ker dizer bons mas ouve bons tb.
ve kem os treinava. e agora se ja lidas-t com estes tecnicos da sucata vê o k esta mal e comenta depois sff
oh! ide para casa, pensar! e depois falai entre-vos! vir estragar um blogue com tanta qualidade!
os treinadores não prestam! e isso ninguem me tira da cabeça! mas pronto!
so para calar kem defende os treinadores! vamos la contar pekenas histórias.
o k é k se faz a uma semana antes do mundial de remo? vamos para o campo de futebol saltar ao eixo! e jogar futebol. isto foi o k disse um dos treinadores a comando da selecçao. se calhar estas actividades não provocam lesoes. treta.
mais uma... hum..depois de uns tiros na agua vamos fazer o que? um teste de ergometro. o ké sempre bom. para haver bons resultados!
apague isto tudo. estes comentários...
estão a estragar o seu blogue.
um blogue tão bem apreciado
Último anónimo, embora não concorde com alguns dos comentários, tenho de os deixar porque podem estimular o debate sobre as condições de treino, o cerne desta questão.
Tal como defendo a liberdade de informar, aceito a liberdade dos meus leitores em criticar o meu trabalho. Espero por isso que continue a apreciar o blogue.
Se eu percebi bem, houve um atleta que por motivos pessoais não pode continuar no Pocinho e por isso veio embora, acompanhado dos restantes membros da tripulação (4-HL). Mas e o motivo para os outros 4 dissidentes? Houve também questões pessoais, profissionais, psicológicas, intelectuais, de solidriedade, ou afins?
O que se está a passar é o somatório de todas as situações que têm vindo a ocorrer. É sempre mais fácil culpar os outros do que faze "mea culpa", mas atentamos a alguns factos:
1. O principal para remar é o plano de água e o Pocinho serve como serve Aviz, Ferreira do Zezere, Coimbra, Porto, Caminha, Cerveira, Montemor, etc.
2. É fácil arranjar exemplos de atletas de elevado valor que tenham treinado por qualquer um destes planos de água.
3. O isolamento, ou não, destes planos de água não é justificação suficiente para a desmotivação dos atletas. Casos houve de indisciplina quer no Pocinho quer em outros locais mais centrais. Alias o primeiro estágio desta Direcção foi na Figueira da Foz, com os atletas a ficarem hospedados no centro da cidade e a terem o comportamento altamente lamentável que tiverem. Também lamentável foi a escolha do local e data pela FPR (creio que foi no S. João ou numa altura de forte animação nessa cidade).
4.Se tivermos uma equipa técnica de qualidade e com um correcto relacionamento com e entre atletas até podemos treinar para lá do Sol posto que não iremos reclamar assim tanto.
5. A selecção nacional tem uma estrutura e um funcionamento que é por demais conhecida e quem realiza os testes é porque aceita essas condições. Pode até não concordar, mas aceita, caso contrário faria o mesmo que muitos (e cada vez mais) têm vindo a fazer. Não vão fazer os testes.
6. Obviamente isso faz com que abram hipoteses para aqueles que numa situação normal só poderia sonhar com a Selecção Nacional, logo, os resultados obtidos daí são o reflexo da qualidade dos que lá estão e do trabalho aí realizado.
7. Para piorar o facto, os responsáveis técnicos da Equipa Nacional conseguem aindar dar vários tiros no pé ao convocar atletas que nem nos lugares de convocatória ficam, baixando ainda mais o descredito deles como dos resultados que possam vir a obter.
8.Se na maioria das selecções é reconhecido a validade do trabalho paralelo (tripulações que seguem um processo paralelo, inteiramente às suas custas)não percebo como é que esta Direcção não admite este processo?
9. Esta Direcção tem vindo a ter uma atitude altamente autista ao recusar ouvir atletas, treinadores, dirigentes, clubes. A recusar aceitar ajuda de várias pessoas (uns com mais qualidade do que outros) para alcançar os melhores resultados possíveis. A ignorar os avanços que a modalidade tem vindo a obter ao nível da fisiologia, biomecânica, informática, etc., e a continuar a treinar remo como no tempo de Gil Vicente(utilizando um conceito dos Gatos Fedorentos).
10. Por fim dá pena ver atletas de alto valor que temos tido, a passar ao lado de uma possível grande carreira desportiva por incapacidade de os reconhecer e potencias, e isso não se pode atribuir a culpa apenas a esta Direcção da FPR. Teixeira, Artur, Cerqueira, Quesado, Coutinho, Paula, Ricardo Santos, Viegas, Hernandez, Roberto, Moreira, Quim, Pereira, Coelho, Mina, Daniel Jorge, Mami, Eduardo, Amorim, Fraga, Mendes, Pedro Ramos, enfim.... tantos que até dá dó escrever os seus nomes e ver que muito pouco se fez com eles.
Isto tudo serviu para lembar uma grande frase da sabedoria popular portuguêsa: A culpa não morre solteira, por isso não apontem os canhões só para um dos lados.
RumoAoOlimpo
gostei do discurso do anonimo.fico triste que não te identifiques.consigo te identificar pelo discurso e pelos nomes que citas e outros que ocultas.tens tudo para dar algo ao Remo.AVANÇA.
rumo ao olimpo:penso que no meio destes nomes todos te escapou um: BININHO.
quim
abraço bino
Pelos comentários que li, só me resta concluir o seguinte: o remo é o parente mais pobre do desporto nacional e da forma como o tratam vai continuar a ser por muito anos. É tempo de se unir esforços e soltar o grito de revolta para manter acesa a chama de um dos desportos mais belos. JUNTE-SE AS FORÇAS E CORTEM O MAL PELA RAIZ
Enviar um comentário