REGATA DE NATAL INICIA ÉPOCA DA ARDP

A XX Regata de Natal, agendada para depois de amanhã, é a primeira prova oficial para os clubes da Associação de Remo do Distrito do Porto.

A época de remo para os clubes do Porto começa este sábado com a 20.ª edição da regata de Natal. A competição é destinada a absolutos e para três embarcações: o quadriscull feminino (seis inscritas) larga às 15h00, o shell de quatro sem timoneiro masculino (dez) tem duas mangas, às 15h10 e 15h15, e o shell de oito sem timoneiro masculino (oito) entra em acção às 15h25.
Além de cinco equipas da Associação de Remo do Distrito do Porto (ARDP) – ANDC Portus Cale, CN Infante D. Henrique, Fluvial Portuense, Fluvial Vilacondense e Sport Club do Porto –, esta prova conta ainda com dois clubes espanhóis. “Já é tradição o El Miño e o Vigo participarem”, diz o director técnico regional (DTR), Artur Fernandes, lembrando que “quando havia a Liga de Fundo os clubes espanhóis vinham a todas as regatas”.
A prova tem uma distância de quase cinco quilómetros, entre o Cabedelo e a Ponte Luís I, e teve de ser antecipada para não coincidir com uma prova internacional na qual os clubes portugueses costumam competir. “Estava marcada para 13 de Dezembro, mas entretanto recebemos o programa de Sevilha. Se fizéssemos a regata no mesmo dia não íamos ter quem participasse, pelo que optámos por mudar a data”, explica o DTR.
A complicar a alteração de data esteve a falta de opções, acrescenta Artur Fernandes: “o problema eram as marés. Tínhamos este sábado, dias 13 e 27 de Dezembro e 9 de Janeiro. A 27 era praticamente impossível por causa da época festiva e a 9 já seria muito tarde”.
A organização da XX Regata de Natal teve ainda de lidar com um problema extra, visto que a ARDP vai a votos na Assembleia Geral marcada para 6 de Dezembro. “É um ano de eleições e, enquanto as listas não estiveram fechadas, isto anda um bocado parado”, confessa o DTR.
Uma vez que só uma lista, encabeçada por Alexandre Bernardo, se deve apresentar, Artur Fernandes deve continuar à frente do comando técnico da ARDP, não obstante os diferendos que opõem o treinador portuense à Federação: “à partida, a próxima Direcção [da ARDP] quer que eu continue. Temos tido várias reuniões em que tenho participado. Mesmo esta regata está a ser orientada por mim, pelo que as perspectivas são de eu continuar. Os problemas com a Federação depois resolvem-se”.

9 comentários:

Anónimo disse...

Atenção que esta não é a primeira regata para os clubes do Porto.. O nosso reporter anda distraido. Ja remaram na Lisboa Classic Regatta..... lol

Super disse...

Ainda bem que há quem noticie.
As coisas que eu fico a saber...

JMR disse...

Rower, não foram todos. É a primeira prova em que participam os seis.

Super disse...

A ARDP é composta por oito clubes a saber:
ADCPortuscale, CDUP, C.F.Vilacondense, CNIDH, RCFP, SCP, Clube Caça e Pesca do Alto Douro e Clube Nautico de Caldas de Aregos, este ultimo formado recentemente.
Como o CDUP não se inscreveu por incompatibilidade de datas será que vamos ter o prazer de ver gente nova nas aguas do Douro?

JMR disse...

Super, no plano desportivo apenas me refiro aos clubes que alinham em provas oficiais, daí não ter referido o CCP Alto Douro e CN Caldas de Aregos.
Quanto ao CDUP foi erro meu, assumi que se tinha inscrito.

Anónimo disse...

Gente nova vamos ter certamente.
Para carcaças basta o CDUP...eh...eh. é sem maldade

Anónimo disse...

Apesar de esta ser a primeira regata da época da ARDP não se destina apenas aos clubes inscritos na ARDP (com e sem actividade). A prová-lo está a lista de inscritos que para além de 2 equipas Espanholas (Miño e Vigo) conta com a participação dos 5 melhores clubes nacionais a saber: Académica, Fluvial, Ginásio, Infante, Sport e dos amigos do Galitos e do Portus Cale. Dos clubes da ARDP em actividade só dois não vão puder estar presentes: do Vilacondense não obtivemos resposta e o CDUP não participa por opção própria. PAra quem pôs de pé esta regata è uam lista de inscritos que muito nos honra. No entanto o factor de maior importÂncia desta regata não passa por ser a primeira da época, mas sim por ser a última regata que os actuais Corpos Socias da ARDP organizam. Estes homens deram muito da sua vida e do seu tempo ao remo e à ARDP na sua maioria levam já mis de 20 anos de dirigismo. Eles sim são a razão que move a organização e realização da XX Regata de NAtal da ARDP. Para eles que agora se retiram uma palavra de apreço e de agradecimento pelos serviços prestados.

JMR disse...

Como já tinha assumido, a culpa do erro de nomeação dos clubes é nossa, uma vez que assumimos à partida que seriam os seis da ARDP. Hoje recebemos o programa da prova, com as correctas inscrições.
4XF: Académica, Infante, Fluvial, Ginásio, Miño e Sport;
4-M: Vigo (2), Portus Cale, Sport (2), Fluvial, Miño, Académica, Infante, e Ginásio;
8+M: Ginásio, Miño, Sport, Académica, Galitos (2), Fluvial e Infante.

Anónimo disse...

É com pena que vejo que nem o caminhense nem o nautico de viana nao vao estar presentes, mas é o entendimento que ha em portugal. Tudo em cima do joelho sem acordos, enfim, a miseria,e ainda falam do rascao!!! ele sim está enquadrado. Quanto ao Cdup e ao carismatico dirigente que tem, penso que eles nao tinham 5km de coração ou entao estão com vontade de assumir o grupo do caminhense e nautico, vao meter-se no meio dos mais rapidos, enfim são uns tontos.