CDUP «REFORÇADO» COM PORTUS CALE

O CDUP e a Portus Cale vão competir juntos na Regata de Sevilha, prova espanhola em que participam vários clubes nacionais.

O CDUP é um dos vários clubes portugueses que, este fim-de-semana, competem na Regata Internacional de Sevilha, em Espanha. Depois de, no ano passado, duas «universitárias» terem sido convidadas pela ARCO a entrar numa tripulação mista, este ano o CDUP vai a Sevilha em parceria com a ANDC Portus Cale. “Vamos com uma equipa feminina em juvenil e, em masculinos, vão juvenis, juniores e seniores. No «oito» sénior e no «quadri» júnior masculinos vamos fazer barcos mistos com a Portus Cale”, explica o seccionista Carlos Gesta.
A parceria com o vizinho da outra margem portuense surgiu em virtude “do transporte a meias” dos barcos para Espanha. “Sempre foi uma intenção do CDUP fazer barcos mistos com outros clubes, para aproveitar sinergias. Já que se está numa regata desta importância, vamos trabalhar no sentido de que haja um maior intercâmbio entre clubes”, argumenta.
Carlos Gesta adianta que em Portugal “ainda há muito o olhar para a própria quinta”, pelo que estes exemplos são um incentivo para os demais clubes: “as pessoas fecham-se muito no próprio casulo e mostram-se renitentes à mudança e a novas experiências. O remo está a precisar exactamente dessa abertura”.
Quanto ao «casulo» do CDUP, o seccionista diz que “a questão do Posto Náutico continua no mesmo pé”, ou seja, o clube mantém-se “à espera que a câmara tenha a boa-vontade de nos receber”, reforçando: “Sei que estão melindrados com uma entrevista que foi dada, na qual nós não gostaríamos de ver interpretada como um ataque à autarquia. Pretendeu-se fazer um alerta, mas de forma a que a Câmara esteja connosco como parceira e não como antagonista. Provavelmente, houve alguma situação que os melindrou e pela qual nós pedimos desculpas, porque nunca foi nossa intenção criar atrito”.
Como exemplo dessa “vontade de ser parceiro privilegiado da autarquia”, o CDUP espera que a Câmara colabore em “projectos comuns”. “O ano passado, fizemos o Torneio Inter-escolas com a GaiAnima. Este ano, vamos ter um novo projecto, na Baía de S. Paio, que é a regata do Pirilampo Mágico, que conta com o apoio da CERCI-Gaia e da FENACERCI, com aqueles que não têm a mesma oportunidade de outros para praticar desporto. Gostaríamos que fosse acarinhada pela Câmara”.
De fora da prova espanhola vai estar Filipe Pereira, lesionado no braço. "Está a recuperar, já começou a treinar mais a sério, embora ainda seja trabalho condicionado", revela Carlos Gesta.

0 comentários: